Liberdade.

Todos os textos publicados nesse blog são livres para serem copiados e reproduzidos.
Porque não existe outra pretensão em nossos escritos, que não seja expressar o nosso pensamento, nossa forma de ver e sentir o mundo, o Homem e a Vida.
Se você acreditar seja necessário e ético, favor indicar a origem e o Autor. Ficamos lhe devendo essa!
Um grande abraço.
Eduardo G. Souza e Lígia G. Souza.

sábado, 18 de dezembro de 2010

ANO NOVO - VIDA NOVA

.


O Dia de Ano Novo é tradicionalmente o dia de darmos uma olhada mais ou menos nostálgica no ano passado e ficamos ansiosos para o novo ano que se abre diante de nós, com renovado empenho e novos anseios. Então nos perguntamos: "Será que eu consegui fazer o que eu queria ter feito no ano que passou? Muitas vezes, nossas respostas são ambíguas: - fizemos, mas não fizemos tanto ou tão bem como poderíamos ter feito. Então tomamos a resolução de fazer tudo melhor no novo ano.

Muitas vezes, as resoluções que tomamos são confusas, obscuras ou irreais e, finalmente, fogem do nosso controle. Então fica difícil encontrarmos parâmetros para medir a praticidade de nossas resoluções. Por outro lado, não podemos saber se a vida, em suas várias oportunidades, irá cooperar para que nossas resoluções ganhem mais força no ano novo. Não podemos saber se a nossa saúde irá contribuir para que possamos concretizar nossas resoluções, e que decisões tais como: exercitarmo-nos mais, dormir mais ou perder peso no ano novo, possam se concretizar.

Agora é um bom momento para usarmos uma medida bem realista, bastante sóbria, para analisarmos o que aconteceu no ano que passou, e como poderemos corrigir nossas ações no ano novo. Devemos assumir nossas falhas e enganos para corrigir nossas obras, na esperança de um novo amanhã.

Este ano vou parar de roer as unhas. Este ano vou parar de comer chocolate. Este ano vou parar de fumar. Algumas dessas resoluções de Ano Novo nos soam muito familiares! É mais do que provável, que muitos de nós já tenhamos tomado essas resoluções de Ano Novo. Mas quantos de nós temos realmente concretizado as nossas resoluções? Ano após ano, é a mesma coisa do ano velho... Resoluções são tomadas, e rapidamente abandonas. É claro que qualquer um pode tomar uma resolução de Ano Novo, mas a parte mais difícil é realmente concretizar essas resoluções.

Existem muitas maneiras diferentes de conservar as resoluções para o Ano Novo. Algumas maneiras úteis de lembrar suas resoluções são: escrever suas resoluções em locais bem visíveis, e manter um diário do seu progresso; contar a um amigo suas resoluções, para que ele procure lhe ajudar a concretizá-las, um amigo próximo vai apoiá-lo e motivá-lo para alcançar a sua resolução; lembrar sempre a si mesmo, mantendo pensamentos positivos; não definir seus padrões muito altos, criar metas realistas; buscar alcançar esses objetivos lentamente, e manter-se um tanto flexível com a consecução da resolução.

Então vamos acreditar que a vida vai continuar e que vamos ter novas oportunidades, que um futuro brilhante nos espera.


Feliz Ano Novo.
Eduardo, Lígia e família.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário